terça-feira, 15 de novembro de 2011

Direitos de imagem

O controle do uso de sua imagem são os direitos dos quais gozam todos os seres humanos, cabendo á eles o controle de sua imagem, seja ela no aspecto físico, através de fotos, vídeos, gravuras, etc. como o usufruto da representação de sua aparencia individual.
O direito de imagem, não se confunde como direito autoral do fotografo ou do criador intelectual de sua representação, sendo do criador da imagem o direito da autoria, ja o direito de imagem é de direito do usa da imagem, autorizada do individuo.

No Brasil, o direito à imagem é contemplado de maneira expressa no novo Código civil em seu capítulo II (Dos direitosa da personalidade) artigo 20:
Salvo se autorizadas, ou se necessárias à administração da justiça ou à manutenção da ordem pública, a divulgação de escritos, a transmissão da palavra, ou a publicação, a exposição ou a utilização da imagem de uma pessoa poderão ser proibidas, a seu requerimento e sem prejuízo da indenização que couber, se lhe atingirem a honra, a boa fama ou a respeitabilidade, ou se se destinarem a fins comerciais.
Portanto, o direito à imagem é resguardado de forma clara, feitas as ressalvas ao uso informativo e que não atinjam a honra ou a respeitabilidade do indivíduo.

Fonte:
BITTAR, Carlos Alberto - Os direitos da personalidade. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.
CABRAL, Plínio – A Nova Lei de Direitos Autorais. São Paulo: Editora Harbra, 2003.
DE CUPIS, Adriano - Os direitos da personalidade. Lisboa: Morais Editora, 1961.
FONTES JR, João Bosco Araújo - Liberdades Fundamentais e Segurança Pública – Do direito à imagem ao direito à intimidade – A Garantia Constitucional do Efetivo Estado de Inocência. Rio de Janeiro: Lumen Juris Editora, 2006.
Walter Moraes - Direito à própria imagem. São Paulo: Revista dos Tribunais, ano 61, n. 443, setembro de 1972, p. 64
SAHM, Regina - Direito à Imagem no Direito Civil Contemporâneo. São Paulo: Editora Atlas, 2002.
SOUSA, R. Capelo de - O Direito Geral de Personalidade. Coimbra: Coimbra Editora, 1995.

Nenhum comentário:

Postar um comentário