sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Analista de redes sociais, a profissão do futuro.


A web 2.0 proporcionou a expansão da interatividade e, por consequência, gerou novas profissões, entre elas, o “analista de redes sociais”. Esse profissional tem como principal objetivo estabelecer, manter e monitorar o relacionamento entre empresa e consumidor. Atualmente, as mídias sociais tornaram se poderosas aliadas das corporações que desejam melhorar seus produtos e serviços. Baseados nas experiências de consumo e comportamento de seus produtos e serviços. Baseados nas experiências de consumo e comportamento de seus públicos, as empresas tendem a errar menos e ampliar o Market share.
O universo das redes sociais é um espaço onde as pessoas buscam se agrupam por interesses e segmentam cada vez mais suas escolhas. Para as empresas, essa divisão torna os ambientes “online”, ideias para alcançar os consumidores. Mas, como obter os resultados dessas experiências? Como prever as mudanças de comportamento do público? Simples, basta contratar um analista de mídias sociais. De acordo a analista de mídias sociais da divisão de tecnologia do Grupo de Mídia RJ, Patrícia Moura, em entrevista ao site Nós da Comunicação, a tendência é que, as corporações abram espaço para o avanço tecnológico e as redes sociais. “Por mais que a empresa não esteja na internet, os consumidores estão!”, alerta.
Ao analista de mídias sociais cabe interagir com o público alvo, ou seja, ouvir o que ele tem a dizer sobre o produto/serviço, captar informações, elaborar ações para a rede, observar novas tendências e o surgimento de segmentos e, principalmente, tornar a imagem da marca uma presença constante e forte, afim de que as pessoas utilizem, comentem e, o mais importante passe a indicar o produto/serviço.
Além disso, o analista necessita integrar as mais diversas mídias sociais como o Orkut, Twitter, Facebook, My Space, Blog, entre muitos outros .As empresas precisam cativar os consumidores. Por isso, tem que rolar um interesse, uma paixão, uma troca. Hoje, se você faz uma busca, em qualquer mecanismo, sobre uma marca, mesmo que ela não tenha site, você encontra na rede social um usuário que comprou ‘x’ ou ‘y’ e que ficou ou não satisfeito. As empresas que ainda não se conscientizaram e não abriram seus canais de comunicação na web, irão abrir em breve. Esse movimento já começou. Muitas agências têm trabalhado com mídias sociais, algumas estão se antecipando e abrindo seus próprios departamentos junto com o marketing. Daqui para frente não tem volta, o consumidor está na internet.
Segundo informações do texto “Profissão: Analista de Mídia Social”, postado no site Mídia Boom e Revista Info, ainda não há um curso de graduação para quem quer ser um profissional de mídia social. O analista nasce da integração online, do network virtual e da paixão por se comunicar através da web. Geralmente tem entre 18 a 25 anos, é fissurado em leitura, notícias, novidades e velocidade da informação. Esse profissional é raro de encontrar e muitas empresas já estão à caça desse perfil.
Autor: Douglas M. dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário