A publicidade online é uma forma/meio de gerar renda através da internet. Faz-se geralmente sob a forma de uma campanha publicitária, através da divulgação faixas publicitária (chamadas também bandeiras, banners), com uma forma gráfica, ou de relações patrocinadas, em formato texto.
Empresas especializadas, chamadas “empresas publicitárias” são geralmente o ponto de passagem recomendado para a gestão das campanhas publicitárias. Representam assim um intermediário entre os anunciantes (que desejam difundir uma campanha publicitária) e os editores (proprietários de sites Internet que aceitam reservar uma parte da sua superfície de afixação para a divulgação de faixas publicitárias). As empresas recebem uma percentagem da receita das campanhas publicitárias que corresponde às “despesas da empresa”. Estes custos variam geralmente entre 30% e 60%.
Tipos e formatos de publicidade on line:
Banner – Praticamente o primeiro formato utilizado na Web. É a versão para Internet dos famosos “outdoors” convencionais.
Skycrapers – Similares aos Banners, mas sendo usado um formato vertical em que normalmente é inserido no lado direito do site.
Pop-up – As famosas janelinhas que são abertas quando o usuário acessa determinado site. Cada dia menos utilizado em sites por causa dos bloqueadores, que se encontrar nos Navegadores
DHTML – Normalmente feito em Flash utilizando a linguagem DHTML simulando uma página em cima da outra
Hot Site - São os “show product page”! São sites de lançamentos de produtos ou serviços
Product Placement – Praticamente todos os filmes de Holywood utilizam desta forma publicitária. São as propagandas inseridas nos filmes no decorrer do desenrolar da história.
Link Patrocinado – Muito utilizado nos sistemas de buscas da Web. De acordo com que o usuário digitar no formulário de busca é inserido no sistema a publicidade de acordo com a palavra-chave. Normalmente os primeiros resultados nos resultados das buscas são links patrocinados.
Floating Ads – anúncios que surgem sobre o conteúdo normal da página web, flutuando livremente sobre esta, normalmente num layer em flash.
E-mail marketing - É a utilização do e-mail como ferramenta de marketing direto. Diferentemente do spam (mensagens indesejadas), é essencial ao e-mail marketing o consentimento do cliente (também chamado opt-in), que pode ser explícito, quando ele mesmo opta por receber, ou implícito, caracterizado por uma relação evidente entre as partes.
Assista o vídeo sobre Publicidade online:
Matéria do Jornal Repórter Brasil.
Fontes:
Nenhum comentário:
Postar um comentário