O marketing viral, também conhecido como "afinity marketing", tornou-se uma tática eficaz no meio online, pois estimula os usuários a espalharem mensagens ou produtos de uma determinada empresa para outros usuários. Esse tipo de prática é barato e eficiente, já que é baseado no relacionamento que os consumidores têm uns com os outros, o chamado "network affect".
Este e a publicidade viral referem-se a técnicas de marketing que tentam explorar redes sociais pré-existentes para produzir aumentos exponenciais em conhecimento de marca, com processos similares a extensão de uma epidemia. A definição de marketing viral foi cunhada originalmente para descrever a prática de vários serviços livres de email de adicionar sua publicidade ao email que sai de seus usuários. O que se assume é que se tal anúncio alcança um usuário "susceptível", esse usuário "será infectado" (ou seja, se ativará uma conta) e pode então seguir infectando a outros usuários susceptíveis. Enquanto cada usuário infectado envia o email a mais de um usuário susceptível por média (ou seja, a taxa reprodutiva básica é maior que um), Os resultados "standard" em epidemiologia implicam que o número de usuários infectados crescerá segundo uma curva logística, cujo segmento inicial é exponencial.
De forma mais geral, o marketing viral se utiliza as vezes para descrever algumas classes de campanhas de marketing baseadas na internet, incluindo o uso de blogues, de sites aparentemente amadores, e de outras formas de astroturfing para criar o rumor de um novo produto ou serviço. O termo "publicidade viral" se refere a idéia que as pessoas passarão e compartilharão conteúdos divertidos. Esta técnica muitas vezes está patrocinada por uma marca, que busca construir conhecimento de um produto ou serviço. Os anúncios virais tomam muitas vezes a forma de divertidos videoclipes ou jogos Flash interativos, imagens, e inclusive textos.
Exemplos recentes de sucesso do marketing viral
- Carro de F-1 passeia pelas ruas de São Paulo: http://verdadeabsoluta.net/?p=2715
- Estratégia na qual o fundador da Red Bull fornecia suas bebidas energéticas a alunos populares de faculdades (formadores de opinião) e os incentivava a realizarem festas, divulgando o produto. : http://en.wikipedia.org/wiki/Red_bull#Marketing
- Skynet Research Site sobre uma empresa fictícia feito pela Warner Bros. para promover o filme Terminator Salvation : http://www.skynetresearch.com/
Veja este vídeo sobre Marketing Viral:
Esse video é um Marketing Viral planejado da Super Bonder? Difícil saber com certeza, mas a idéia foi muito boa!
Nenhum comentário:
Postar um comentário